Edimburgo

Chegamos em Edimburgo por volta das 13h e fomos direto para nosso primeiro camping Mortonhall. Fizemos apenas o check-in e seguimos para a cidade de táxi. Aqui vai uma dica importante: Edimburgo foi um dos poucos lugares da Escócia onde não conseguimos transitar de motorhome. Todos os outros locais são acessíveis, inclusive com estacionamentos próprios destinados a motorhome e caravans. (Veja aqui a diferença entre os dois).

Camping Mortonhall e nossos fofíssimos vizinhos

Nosso primeiro passeio por lá foi a Câmera Obscura e o Mundo das Ilusões, onde sinceramente eu esperava bem mais, no entanto valeu pelas crianças e pelo terraço com vista magnífica da cidade.

Vista do terraço da Câmera Obscura

Em seguida fomos para The Scotch Whisky Experience. Parece que existem outras opções para também conhecer a tradicional bebida escocesa, mas preferimos o “experience” tradicional. Gostamos muito, só achamos que duas crianças poderiam ter pago um valor menor que o ingresso de adultos, já que não iam fazer a degustação, mas … ainda assim foi um super passeio.

Degustação do Whisky Experience

A Câmera Obscura e o Whisky Experience ficam um em frente ao outro, ambos na rota The Royal Mile. A rota liga o Castelo de Edimburgo ao Palácio de Holyrood. Ela recebe esse nome pois era tradicionalmente o caminho feito pela realeza e tem aproximadamente 1 milha (uns 1,8 Km), por isso o nome em tradução livre “Milha Real”. The Royal Mile é o coração da “Old Town”, região com a maioria das atrações de Edimburgo, prédios centenários e ruazinhas estreitas. O caminho é muito charmoso e vale um passeio do início ao fim.

Vista da Câmera Obscura para The Royal Mile

Os principais pontos turísticos da cidade ficam muito próximos uns dos outros. É possível fazer quase tudo a pé. O que foi ótimo para nós que estávamos de motorhome e não conseguiríamos transitar com ele pela cidade.

No final da tarde passeamos pela Princes Street, que fica na parte mais nova da cidade (“New Town”). Lá, passamos pelo Floral Clock, um lindo relógio de flores no Princes Street Garden. Paramos pra comer no restaurante Bella Italia que nunca nos deixa na mão e é sempre uma ótima opção para as crianças.

Floral Clock no Princes Street Garden

Finalmente voltamos para o camping onde conhecemos melhor as instalações, descansamos um pouco e fizemos nosso primeiro churrasquinho. Em todos os dias tivemos esse momento churrasco e foi uma das coisas mais legais em viajar com motorhome! Descansamos, comemos, conversamos, passamos um tempo juntos sem fazer nada. Ótima dica também: deixar um tempinho livre à noite para aproveitar esse momento, principalmente com crianças.

Churrasquinho de todos os dias

No dia seguinte o café da manhã também é um evento e achamos que valeu muito apena levar compras com o que gostamos para tomar o café.

Em nosso segundo dia em Edimburgo, visitamos o Castelo de Edimburgo. Foi incrível conhecer um lugar com tanto relevância histórica.

Mapa e vista do castelo

O castelo sobre a rocha possui uma preservada defesa de canhões e vários pátios com diversas construções importantes.

Canhão e placas do castelo

Desde a antiga prisão do castelo, passando pela capela St Margaret, Great Hall, o memorial de guerra, até as joias da coroa escocesa e os apartamentos reais.

Antiga prisão do castelo e joias da coroa escocesa (não é permitido fotografar)

Eu diria que o Castelo de Edimburgo é ponto turístico imperdível se você passar pela cidade.


Como bons fãs de Harry Potter (HP) fizemos um “tour” guiado pela cidade passando pelo locais que inspiraram a autora e por vários elementos que também estão presentes no livro.

Lápide com o nome similar ao de Voldemort e rua que inspirou o Beco Diagonal

Apesar de inglesa, a escritora J. K. Rowling publicou os livros da saga Harry Potter (HP) enquanto morava em Edimburgo durante um período complexo de sua vida. Mas lá, ela encontrou inúmeras inspirações pra finalizar do primeiro ao último livro. Amamos conhecer por onde ela escreveu!

Vista do Castelo de Edimburgo que pode ter inspirado Hogwarts

O tour começa e termina na “Old Town”. Ao final, passeamos pelos arredores e conhecemos essa história super fofa de um cachorrinho chamado Greyfriars Bobby. Desde que seu dono foi enterrado em Greyfriars Kirkyard até a sua própria morte, durante 14 anos, ele viveu próximo ao túmulo de seu dono. Depois de sua morte, o cachorrinho foi enterrado perto dele. Existem essas duas homenagens ao fiel amigo que ele foi.

Estátua em homenagem ao fiel cachorrinho e o local em que foi enterrado

Depois de 20 minutinhos de caminhada, chegamos ao Palácio de Holyrood. O local é a residência oficial da monarquia britânica na Escócia, onde a Rainha Elizabeth II, atual monarca, passa uma semana do início de cada verão. A construção é incrível e o audioguia torna a experiência ainda mais rica.

Ao lado do palácio, estão as ruinas da Holyrood Abbey. A abadia foi construída inicialmente e, com o passar do tempo, as instalações anexas se transformaram no palácio. Mesmo em ruinas, a arquitetura e a história impressionam. O lugar já foi palco de várias coroações.

Vista interna do palácio e frente da abadia

O Palácio de Holyrood foi nossa última atração na cidade. Existem muitos outros pontos turísticos para se conhecer, mas como tínhamos apenas 2 dias, optamos por esses e gostamos muito. Nós amamos conhecer Edimburgo, a cidade é calorosa e linda!

Ao final do dia, voltamos para nossa segunda e última noite nesse camping.

Entrada do camping

E no dia seguinte, partimos para nosso próximo destino: Inverness. Acompanhe aqui a continuação da viagem.

Um comentário em “Edimburgo

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora