Stonehenge

O mais famoso monumento pré-histórico europeu foi construído em várias etapas desde 3000 AC. Como as pedras foram movimentadas e erguidas foi um feito extraordinário para a época.

Stonehenge

Acredita-se que o círculo de pedra tenha sido um local de adoração ao Sol. Não há certezas sobre a existência de rituais ou algo do tipo, mas o alinhamento das pedras acompanha as mudanças de estações do ano e deixa bem clara a conexão com os Solstícios de verão e inverno. Isso mostra o sofisticado conhecimento em matemática e astronomia dos construtores.

Posição do alinhamento com as pedras do círculo

A proporção do monumento fica ainda mais impressionante dado que as únicas ferramentas disponíveis à época eram pedras, madeira e talvez algum tipo de corda. Mas existem algumas teorias de como as pedras foram posicionadas.

Impossível arrastar as pedras sem um pouco de engenharia
Teoria de como as pedras teriam sido dispostas

Mesmo assim, o círculo de pedra ainda deixa muitas reflexões. O círculo é formado por diferentes tipos de pedra e teria sido originalmente completo.

Ilustração de como Stonehenge teria sido inicialmente

O mistério está na origem dos diferentes tipos de pedra. Acredita-se que as Bluestones (Pedras Azuis) tenham sua origem nas Colinas Preseli do sudoeste do País de Gales, a cerca de 230 km do monumento. Enquanto algumas pedras do centro teri origem na parte leste do País de Gales. Ainda as pedras “sarsen” teriam vindo de West Wood, a 26 Km dali.

Ainda hoje o monumento é grandioso e impressiona turistas de todo o mundo. Localizado no condado de Wiltshire na região Sudoeste da Inglaterra (South West England), é administrado pelo English Herritage (veja mais sobre essa e outras instituições aqui) e sua área ao redor pelo National Trust.

É possível visualizar o monumento, de uma forma um pouco distante, da estrada ou de uma área ao redor, sem pagar nada por isso. Para ter uma melhor experiência, com explicações pelo aplicativo no celular, por exemplo, você pode comprar o ticket na entrada (normalmente não é necessário reservar com antecedência) e chegar bem próximo ao círculo de pedras, além de conhecer outras curiosidades sobre outros elementos ao redor. Mas ainda assim, existe uma barreira ao redor do círculo que não pode ser ultrapassada, exceto nos Solstício de verão e inverno em que você pode inclusive tocar nas pedras. Nesses dois dias do ano, o lugar fica muito movimentado e até mesmo um pouco tumultuado.

Limite para visualizar o círculo de pedras

Se você pretende ficar na Inglaterra por algum tempo, também existe a opção do English Herritage Anual Pass. Você paga uma anuidade para a instituição e pode visitar esse e vários outros locais administrados por eles (veja aqui as opções). Se você visitar alguns, o valor do passe anual já vale a pena. Existe a mesma opção para o National Trust (veja aqui).

Para minha família compensou aderir aos pacotes anuais e conhecer também outros lugares. Nós aproveitamos o período da Páscoa para visitar o monumento e participar de uma Caça aos Ovos. Foi bem divertido, para crianças e para adultos. Também fomos preparados pra passar o dia e fizemos um picnic pelo gramado próximo ao monumento, ótima dica também!

Egg hunter (Caça aos Ovos): caçadoras dedicadas

A Caça aos Ovos foi próxima à bilheteria que é um pouco distante do círculo de pedras. Para chegar lá e também retornar, você pode fazer uma caminhada de aproximadamente 30 minutos ou pegar um ônibus interno (já incluído no valor do ticket).

Independente da ocasião, o passeio vale a pena e me deixou muito impressionada. Um monumento que nos leva a mais de 5000 anos de existência, nos mostra o quanto somos uma gota no oceano da humanidade.

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora