Museus em Londres

Conheça os diversos museus que você pode visitar em Londres. A maioria é gratuito! Aproveite!!!

Madame Tussaud’s (pago)

A escultora francesa Marie Tussaud fundou em Londres o museu de cera que se tornou o primeiro dos inúmeros museus Madame Tussaud’s espalhados pelo mundo. As esculturas são fantásticas, super realísticas e impressionantes. Para mim, o destaque é a família real britânica. Nessa área, não é permitido usar sua câmera ou celular, apenas tirar as fotos oficiais que, claro, você precisa comprar. Mas lá no finalzinho, quase na saída, você consegue tirar uma foto a rainha Elizabeth II.

Benedict Cumberbatch, Miley Cyrus e o incrível Hulk
Príncipe Philip, Duque de Edimburgo, e Rainha Elizabeth II

Em nossa visita, o Príncipe Philip, Duque de Edimburgo, havia falecido há pouco tempo, assim ele foi colocado em frente à família real. Tristemente escrevo esse post (pelo menos o rascunho dele) no dia seguinte à morte dessa memorável monarca. Assim, não sei como ficará a disposição das estátuas a partir de agora.

British Museum (gratuito)

O museu possui uma arquitetura muito bonita, desde a entrada até um lindo teto no átrio “Great Court”. Há exibições de diversas peças egípcias e a mais famosa é a “Roseta Stone” ou Pedra da Roseta, conhecida como a pedra mais famosa do mundo, porque foi fundamental para tornar possível a “tradução” dos hieróglifos egípcios. O museu também abriga um acervo de peças que foram “roubadas” do Partenon em Atenas e até hoje são motivo de disputa diplomática entre Reino Unido e Grécia.

Manifestação à frente do museu, Great Court, Obras egípcias

No dia em que visitamos o museu havia uma manifestação na faixada em favor do meio ambiente.

Museu de História Natural – Natural History Museum (gratuito)

O museu fica na Exhibition Road, onde também é possível visitar gratuitamente outros 2 museus, o Museu da Ciência (Science Museum) e o Museu de Victoria e Albert (Victoria and Albert Museum).

O museu é um centro de pesquisa de taxonomia e aqui você poderá ver inúmeras exibições de espécies dentre: botânica, minérios e animais (inclusive já instintos).

Esqueleto da baleia Hope

Com certeza o mais impressionante é o esqueleto da baleia Hope suspenso no hall central do museu, além de uma arquitetura lindíssima. Destaque também para a Pedra de Ostro, uma pedra preciosa de um azul incrível descoberta em Minas Gerais no Brasil.

A região dos museus, próximos a Exhibition Road, é destino de muitas famílias em recessos escolares, pois possui visitações gratuitas. No último inverno (2021), o Museu de História Natural, montou uma pista de patinação no gelo (paga) para entretenimento das crianças que visitam a região. Mas se você pensa em aproveitar a pista de gelo no próximo inverno, é preciso confirmar se a atração estará disponível, pois a localização pode ser alterada.

Pista de patinação no gelo na área externa do museu, Pinguim para auxiliar os pequenos

Museu da Ciência – Science Museum (gratuito)

Com muitos andares para visitação, o museu é ainda mais incrível para crianças. Além de exibir inúmeras referências ao Espaço, Engenharia, Matemática, Meios de Transporte, Medicina e Tecnologia, existem diversas estações interativas para tornar a experiência ainda mais marcante.

Alguns dos vários meios de transporte em exibição
Área destinada a astronomia, Atração interativa “Who am I?”

Victoria and Albert Museum (gratuito)

O museu abriga uma das maiores coleções de arte e design do mundo, mas ainda não tivemos a oportunidade de visitar. Se você gosta do assunto, parece ser um lugar que merece uma visita.

National Gallery – Galeria Nacional (gratuito)

Esse museu de arte fica na Trafalgar Square e costuma ter muitos artista de rua, principalmente cantores, em suas escadarias de entrada. A galeria possui uma coleção nacional de arte europeia com pinturas holandesas, renascentistas italianas e espanhola. Também ainda não tivemos a oportunidade de entrar.

Fachada da galeria que é destaque na Trafalgar Square

Sherlock Holmes Museum (pago)

O museu do Sherlock Holmes fica no famoso endereço 221B Baker Street, London. O prédio é bem pequeno e retrata com autenticidade os detalhes da época do brilhante detetive. Há réplicas dos cômodos e vários itens de decoração em referência aos contos de Sir Arthur Conan Doyle. No térreo, está a loja de presentes com decoração impecável. Se você é grande fã ou admirador da história, acho que vale a visita, valeu pra mim!

Fachada do pequeno museu, Quarto principal de Sherlock
Loja de suvenir: caixinhas de música e inúmeras recordações

HMS Belfast (pago)

O navio foi usado na Segunda Guerra Mundial contra os alemãs e hoje funciona com um museu flutuante bem próximo à Tower Bridge. Você pode explorar as instalações subindo e descendo escadas para visitar todos os nove decks. Também ainda não tivemos a oportunidade de conhecê-lo.

Fachada do navio-museu

Museu Marítimo Nacional (gratuito)

Apesar de gratuito, acredito que esse museu só vale a pena se o Meridiano de Greenwich estiver no seu roteiro. Ele fica bem afastado do centro de Londres, acho que o deslocamento até lá vale se você for passar o dia na região. Assim, dar uma passadinha por lá pode complementar seu dia nos arredores.

Fachada e interior do museu

Um comentário em “Museus em Londres

  1. Pingback: Londres

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora