Pontos Turísticos de Londres

Ponte da Torre (Tower Bridge) x Ponte de Londres (London Bridge)

Se você pensa em Londres, provavelmente vem à sua mente a imagem daquela linda ponte com tons de azul, uma torre de cada lado, a tradicional ponte de Londres como símbolo da cidade. Mas, cuidado! Essa ponte de Londres se chama Ponte da Torre, mais conhecida como Tower Brigde. Existe uma Ponte de Londres, London Brigde, um pouco mais a frente do Rio Tâmisa, mas que não se parece em nada com a ponte queridinha das fotos.

Ponte da Torre (Tower Bridge) x Torre de Londres (Tower of London)

Também cuidado para não confundir as torres! Já vimos que Tower Brigde é a ponte com as torres, mas existe a Torre de Londres (Tower of London), que é bem próxima da Tower Brigde, mas foi uma fortaleza construída para guardar a entrada de Londres.

Ponte da Torre (Tower Bridge)

Um dos locais mais fotografados do mundo, esse ponto turístico é muito mais que um rostinho bonito. A ponte é um elaborado trabalho de engenharia. Ela possui um mecanismo que permite que a rodovia da ponte se levante e abra, abrindo mais espaço para que navios maiores possam passar sob ela.

Também é possível acessar uma passagem de pedestres, mais alta que a rodovia, e apreciar a vista panorâmica do Rio Tâmisa. Para esse acesso é preciso comprar tickets.

Pelas fotos ela já é esplêndida, mas quando você encontra com ela ao vivo, você vai se emocionar.

Ponte de Londres (London Bridge)

Apesar de não tão glamurosa, a London Bridge é a ponte mais importante historicamente. Ela foi primeira a ligar os dois lados do Rio Tâmisa há quase 2 mil anos. Com o passar do tempo ela foi sendo restaurada e melhorada, mas hoje é ofuscada pela imponente Tower Bridge.

Torre de Londres (Tower of London)

Para guardar a entrada de Londres, foi construída como fortaleza a “White Tower” em 1097. Ao longo dos séculos, outras partes do complexo foram evoluindo, assim como sua utilização. O local já foi residência real, arsenal, local para guardar tesouros e também como prisão e local de tortura. Hoje o lugar abriga as Joias da Coroa (Crown Jewels) e algumas exibições.

London Eye

A roda gigante foi instalada em South Bank para celebrar a virada do milênio. As cápsulas de passageiros são fechadas, você pode se sentar ou ficar em pé para apreciar melhor a vista. O passeio é de uma volta completa que dura cerca de 30 minutos. De lá, você tem uma vista deslumbrante de Londres, tanto de dia quanto de noite (já fomos nas duas situações), com seu limpo ou nublado, que é mais comum. A atração é uma das mais populares de Londres e vale muito a pena!

Westminster Palace

Desde o século XI havia um palácio no local, mas dessa época só restou o Westminster Hall, parte mais antiga e ainda conservada das instalações. Lá, de frente para a região da Abadia de Westminster e não de frente para o Rio Tâmisa, fica a entrada dos membros. A foto clássica da ponte, na verdade é da parte de trás de Westminster. Ao longo dos anos o lugar foi sendo reconstruído e hoje abriga as Casas do Parlamento (House of Parliament), a House of Commons’ e a House of Lords. Para turismo, vale a pena apreciar a construção da Westminster Bridge.

Big Ben

A torre de relógio mais simbólica que conheço, tem o carinhoso apelido de Big Ben (o nome seu maior sino), as vezes também conhecida como Clock Tower (seu nome original), mas recentemente foi renomeada como Elizabeth Tower. Ela pertence às instalações do Westminster Palace e durante os últimos passou por uma grande reforma, que deixou muitos turistas frustrados, pois os andaimes escondiam a torre. Mas agora já é possível ver a torre completamente que ficou ainda mais bonita que antes.

Abadia de Westminster

A igreja nacional vem sendo local onde os monarcas vem sendo enterrados desde o século XI, além do local de cerimônia de diversas coroações e casamentos reais. Também não tivemos a oportunidade de visitá-la internamente, mas vale a pena dar uma olhada na arquitetura externa se estiver passando pelo local.

Trafalgar Square

A Trafalgar Square é uma praça muito movimentada, bem no centro de Londres. Em alguns finais de semana, são realizados comícios e protestos com diversos temas (incluindo política e religião), o lugar é visto como local para manifestação da democracia nacional. A praça abriga a imponente Coluna de Nelson, duas ampla e lindas fonte de água e algumas estátuas de bronzes, além das escadarias e entrada da Galeria Nacional. Em algum momento da sua caminhada por Londres você vai acabar passando por lá e vale a pena dar uma paradinha para apreciar.

  • Coluna de Nelson

A coluna e a estátua de Nelson foram projetadas para homenagear o Almirante Nelson depois de sua vitória na Batalha de Trafalgar em que ele perdeu sua vida. Ao seu redor, foram adicionadas estátuas de quatro leões em cada um de seus cantos, como se protegessem o almirante.

  • Embaixada do Brasil

A Embaixada do Brasil não fica na Trafalgar Square, mas quando estiver se aproximando da praça, olhando na direção da Pall Mall, é possível avistar a bandeirinha brasileira num prédio à esquerda da rua. O local não é turístico, mas é sempre bom ver uma referência do nosso país e as cores de nossa bandeira.

West End

West End é o centro social e cultural da cidade. A região concentra vários teatros com diversas musicais para todos os gostos, seria a “Broadway” inglesa. Você pode comprar os tickets no quiosque TKTS ou pelo site oficial. Nós compramos pelo site os ingressos para o show de Frozen no Lyceum Theatre, foi simplesmente mágico. Uma super produção com inúmeros efeitos especiais que nem acreditamos estar vendo. Mas atenção: é estritamente proibido filmar ou fotografar durante a apresentação. Alguns espectadores tentaram e todas as vezes foram abordados por funcionários para, inclusive, apagar do celular o conteúdo registrado. Não vale a dor de cabeça, só atrapalha as pessoas que estão assistindo.

Covent Garden Market

Covent Garden era uma região que só ganhava vida após o anoitecer, quando os comerciantes do mercado começavam a preparação para as vendas do dia seguinte. Mas aos poucos as lojas foram se tornando melhores e atraindo construções mais elegantes para as proximidades da região. Hoje a região é cheia de restaurantes, bares e cafés. Vale uma visita ao Central Market, um pavilhão cheio de vida e alegria. Ao redor do pavilhão há vários artistas de rua fazendo as mais variadas apresentações!

Piccadilly Circus

A região é um agitado cruzamento rodeado de ótimas lojas, restaurantes e anúncios em grandes painéis eletrônicos. Por lá você poderá conhecer:

  • Chinatown

O lugar recebeu muito imigrantes Chineses, principalmente de Hong Kong, que ao longo do tempo foram abrindo diversos negócios, especialmente restaurantes na região. Recentemente, um lindo portão feito por artesãos chineses e montado em Londres.

  • Leicester Square

A Leicester Square é uma praça muito movimentada por artistas de ruas e pedestres em geral. É considerado o centro de cinema e teatro de Londres. Lá você encontra estátuas de personagens marcantes na história cultural britânica, como: Mary Poppins, Don Lockwood de Cantando na Chuva (Singin’ in the Rain), Harry Potter, Mr Bean, Paddington, Mulher Maravilha, Batman (essa no alto de um prédio), Pernalonga e O Gordo & o Magro (Laurel & Hardy). Você pode localizar as estátuas pelo mapa.

Na praça, você também encontra o TKTS, onde você pode comprar ingressos pras diversas performances dos teatros de West End.

  • Loja da Lego

A Loja da Lego da Leicester Square é a maior loja da Lego do mundo. Aqui é possível ver montagens de Lego de todo tipo, em especial as construções em referência a elementos da Inglaterra, como: ônibus vermelho de dois andares de Londres, estátua de William Shakespeare, construção do Palácio de Buckingham, muitas referências a Harry Potter, (como Banco Mundial de Gringotes e Beco Diagonal), além de vários elementos da família real britânica, como a própria Rainha Elizabeth II (agora com seu falecimento não sabemos como será). Vale muito apena dar uma passada da loja, mesmo que não esteja com a intensão de comprar nada, é quase um ponto turístico,

  • Loja da M&M’s

Assim, como a loja da Lego, a Loja da M&M’s é a maior do mundo, em relação à loja de doces. A loja também a briga a maior parede de chocolate do mundo, são mais 100 seleções de M&M’s para escolher. Além de Skittles, que pra mim são ainda melhores que M&M’s.

A loja oferece ainda um produto em que os visitantes podem imprimir seus rostos nas bolinhas de chocolate M&M’S, mas quando visitamos a loja, esse serviço não estava disponível.

  • Fortnum & Mason

A loja começou como uma mercearia e acabou virando uma loja de departamento, com um diferencial para qualidade dos produtos. Assim, acabou ganhando duas “Royal Warrants” (garantias reais). A primeira para Sua Majestade a Rainha como Mercearias e Provisões, e a segunda para Sua Alteza Real o Príncipe de Gales como Comerciantes de Chá e Mercearias. Isso quer dizer que a loja fornece oficialmente produtos para a família real. Ainda não tivemos a oportunidade de conhecer o lugar, mas parece valer a pena.

Wee Toast Tour

Se você está com uma turma animada em sua visita por Londres, esse é um “passeio” que vale a pena. O passeio é feito em uma bicicleta de grande porte, que possui 15 lugares ao redor de um espaço em que funcionários do Wee Toast servem bebidas (cerveja, vinho, champagne, gin, o que você acordar previamente) durante a pedalada pelas ruas da Piccadilly Circus. É necessário um mínimo de 8 pessoas, sejam do seu grupo ou de outro e você pode escolher o tour de 1 ou 2 horas, fizemos algumas vezes o de uma hora e acredito que seja o suficiente. Pra garantir que você conseguirá aderir a um dos passeios ou ter vaga para seu próprio grupo, recomendo que você faça a reserva no site pra deixar tudo certinho.

Além de beber e pedalar, você pode conectar sua própria playlist de música bem animadas ao som da bike e ver todos da rua aderindo ao clima. É impagável, muito, muito , muito divertido!

Plataforma 9 3/4

Se você é fã de Harry Potter e tem um tempinho extra em Londres, vale a pena dar uma passadinha na Plataforma 9 3/4. O local fica dentro da estação ferroviária King’s Cross e ao lado da loja de produtos Harry Potter. Além da tradicional foto, atravessando a parede para embarcar no Expresso de Hogwarts, você também pode visitar a loja, mesmo que pra dar uma olhadinha, para conferir os diversos produtos. De camisas a varinhas, você vai se impressionar.

A estação fica um pouco fora da região central de Londres, mas é uma estação com muitas conexões, se você estiver por lá, vale a pena dar uma passada. Ou se você é fã do bruxinho britânico, vale ainda mais. Eu amei!

Buckingham Palace

Foi aberto ao público pela primeira vez em 1993 para arrecadar fundos para reparos de um incêndio no Castelo de Windsor. O lugar é casa e escritório oficial do monarca do Reino Unido em Londres (até o triste falecimento da Rainha Elizabeth II em setembro de 2022, vamos ver se a tradição vai continuar).

Você pode comprar ingressos para uma visita guiada no site ou, o que a maioria dos turistas fazem, ir até as portas do palácio em um dia de troca de guarda e chegar com antecedência por que o local é sempre muito cheio. As trocas costumam ser às segundas, quartas, sextas e domingos às 11h da manhã e dura cerca de uma hora. Raramente acontece, mas algum evento em especial pode alterar essas datas, para confirmar veja no site.

Victoria Memorial

O memorial em homenagem a Rainha Victória (que reinou até 1901), fica em frente ao Palácio de Buckingham. O monumento é cheio de simbolismos que representam as características da rainha que foi muito amada e admirada pelos britânicos em seu reinado. No topo, há uma Vitória Alada em bronze dourado. Abaixo, nos lados leste e oeste, estão duas águias com asas abertas, representando o Império. Mais abaixo, estátuas da rainha Victoria (de frente para The Mall) e da Maternidade (de frente para o Palácio de Buckingham), com Justiça (voltado para noroeste em direção a Green Park) e Verdade (voltado para sudeste). O monumento é belíssimo e certamente você passará por ele se for ao Palácio de Buckingham.

Horse Guards Parade

O Horse Guards Parade é um pátio para cerimônias oficiais da realeza britânica margeando o St James’s Park no lado oposto ao Palácio de Buckingham. O local é o palco do Trooping the Colour, a cerimônia que celebra o aniversário oficial do monarca britânico em Junho. No restante do ano, o local costuma ser apenas um pátio, mas vale a pena dar uma olhada se estiver passando por lá.

10 Downing Street

O endereço tem sido residência oficial do Primeiro Ministro (PM) desde 1732 e fica bem próximo ao Horse Guards Parade. Não existe visita ao local, mas é legal dar uma passadinha pela área e saber que PM mora ali.

Churchill War Rooms

Nessas instalações, o Gabinete de Guerra com Neville Chamberlain e, a partir de 1940 Winston Churchill, se reuniu durante a Segunda Guerra Mundial, quando bombas alemãs caiam sobre Londres. Ainda não visitamos o local, mas pra quem gosta do assunto parece imperdível.

Palácio de Kensington

Kensington Palace era a residência principal da monarquia britânica antes do Buckingham Palace. Hoje, ainda é em parte casa da família real, mas possui alguns cômodos abertos à visitação, mediante compra de ticket. Já passamos pelo local, que possui um lindo parque em frente, mas nunca o visitamos.

Meridiano de Greenwich

Para chegar a marcação da longitude zero grau do mundo, você precisa caminhar pelo Greenwich Park e enfrentar uma subida considerável até o pátio do Observatório Real de Greenwich. A vista é lindíssima e você pode visualizar três marcações do Prime Meridian.

  • Uma próxima ao Shepherd Gate Clock e Public Standards of Length at Greenwich. A marcação (Prime Meridian 1, no mapa) é bem discreta e está em um muro atravessando um portão à direita do relógio contornando um caminho de pedestre.

O Shepherd Gate Clock foi instalado nos portões do Observatório e foi o primeiro relógio a mostrar o horário de Greenwich (GMT) diretamente ao público. O relógio tem 24 horas no mostrador em vez das 12 habituais.

O Public Standards of Length at Greenwich mostra os cumprimentos oficiais de yard (jarda), foot (pé) e inch (polegada), comumente usadas no Reino Unido.

  • Outra marcação (Prime Meridian 2) é bem discreta no chão da rua onde passam diversas pessoas correndo, andando de bicicleta e caminhando. Fica quase atrás do Observatório Real de Greenwich.
  • A terceira fica no interior do observatório e é preciso comprar ingresso, mas além do meridiano, existem outras atrações no local. Nós ainda não entramos no Royal Observatory of Greenwich.

parque é muito bonito, mas acaba sendo caminho e parte do passeio se você vai visitar o Meridiano de Greenwich estiver no seu roteiro. O local fica bem afastado do centro de Londres, existem várias opções para chegar até lá. Nós fomos de barco a partir da estação Embankment Pier até a estação Greenwich Pier. Acho que o deslocamento até lá vale se você for passar o dia na região.

2 comentários em “Pontos Turísticos de Londres

  1. Pingback: Londres

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora