Um ótimo programa em família para a vida no interior são as caminhadas ao ar livre. Você sempre encontrará alguém passeando pelos mais variados locais.

Aqui na parte mais rural, as cidades e os vilarejos possuem muitas áreas naturais, como parques, trilhas e montes com vista belíssima, ideais para aproveitar o contato com a natureza.

Esse tipo de programa é o favorito das pessoas por aqui. Você se depara com famílias fazendo caminhadas em:
Dias muito frios ou muito quentes: não importa a temperatura.
- No frio, roupas térmicas e adequadas resolvem facilmente a questão da temperatura. E a paisagem pode ficar ainda mais bonita.

- Nos dias muito quentes (o referencial aqui é 25°C/30°C), eles evitam um pouco as caminhadas, porque não estão acostumados e podem ter algum mal-estar. Mas no geral, os valiosos raios de Sol têm cada segundo aproveitado com muito protetor solar e hidratação.

Dias de chuva e dias de Sol:

- A chuva por aqui não é um problema “at all”. Como chove muito, todos estão habituados a usar roupas apropriadas, usam pouco guarda-chuva, e seguem a vida normalmente.
- Os dias de Sol são especialmente aproveitados, além das caminhadas, as pessoas fazem muitos piqueniques nos parques e ficam deitados na grama lendo um livro ou até cochilando, em temperaturas agradáveis, claro.
Finas de semana ou dias de semana:

- Aos sábados e domingos, você encontra muitas famílias em caminhadas e pedaladas como o programa de final de semana. É admirável ver familiares passando um tempo de qualidade juntos, sem telas, restaurantes ou gastos excessivos, apenas uns com os outros, um super exemplo!
- Dias de semana: como a maioria das crianças frequenta o sistema público de educação, elas só começam a frequentar as escolas aos 4 anos. Até essa idade, o que fazer com os pequenos? E normalmente são mais de um! As caminhadas no parque mais próximo de casa ou nos playgrounds (os nossos parquinhos) são a melhor opção para pais, mães e/ou cuidadores.
Parques ou Praias: não importa o local o importante e caminhar.
- Nos diversos parques, você encontra pessoas passeando nas proximidades de suas casas e com maior frequência. Como algo rotineiro, quase uma terapia.

- Nas praias, você encontra pessoas que foram até lá especificamente para o programa caminhadas. Mesmo em dias frios, que inclusive parece ser algo bem típico.

Todo tipo de pessoa: você encontra de crianças a idosos desfrutando de um belo dia de caminhadas e famílias com as mais diversas configurações.

Mas algo em especial que você encontra o tempo todo são cachorros e seus donos. Parece um ritual! Se você observa sua vizinhança, você vê que todos os dias naquele mesmo horário, às vezes na madrugada, o “doguinho” vai feliz da vida com seu dono para um passeio pelo parque mais próximo. Uma disciplina admirável também.
Independente das condições, as caminhadas estão lá. Uma maneira simples e formidável de se fazer um programa diferente, saudável e junto de quem você gosta.

Caminhe!!!
