Trens pela Inglaterra e Europa

A facilidade em se viajar de trem pela Inglaterra, Reino Unido e até mesmo Europa é conhecida, mas por onde começar se você está em uma dessas localidades e deseja alcançar algum destino pelo trilhos? Aqui vão algumas dicas.

Para se ter uma ideia, essas são: a malha ferroviária do Reino Unido e a rota de trens para Europa:

Fonte: website do National Rail Inquiries (clique na imagem)
Fonte: website da Trailine (clique na imagem)

Durante nossa permanência na Inglaterra, fizemos algumas viagens de trem. Muitas vezes era mais conveniente viajar pela “railway” do que viajar de carro, principalmente se estivéssemos em um grupo grande (mais de 5 pessoas) ou em viagens individuais/dupla (até 2 pessoas). Em nossa família somos 4, mas em muitas ocasiões estávamos em um desses casos e a viagem de trem era ideal. Além de ser apaixonante, com paisagens lindíssimas e muito agradável.

Para fazermos essas viagens usamos dois excelentes aplicativos no celular: National Rail Inquiries e Trainline, que possuem propósitos diferentes.

O National Rail Inquiries é a fonte oficial de informações sobre trens no Reino Unido que cobre toda a rede ferroviária nacional, com atualizações em tempo real sobre partidas, chegadas, interrupções e outros possíveis problemas no percurso. Os usuários podem planejar a viagem, verificar horários de trens, encontrar tarifas e visualizar informações sobre as estações. Caso você queira comprar uma passagem, o app direciona o usuário para outra plataforma.

Já o Trainline é uma plataforma de reservas e vendas de passagens não só para o Reino Unido, mas para toda Europa. No aplicativo você pode comprar passagens e serviços adicionais de diversas operadoras de trem.

Em resumo, o National Rail Inquiries é melhor para verificar horários de trem e obter informações oficiais sobre os serviços ferroviários do Reino Unido, enquanto o Trainline é útil para reserva e compra de passagens em várias operadoras de trem.

Uma dica importante é que os preços das passagens, principalmente entre cidades, pode variar bastante e, assim como as passagens de avião, quanto maior a antecedência da compra, mais barato costuma ser o ticket. Mas em último caso, você também pode comprar a passagem no guichê da estação, que em algumas situações, como na cidade em que eu morava, pode ter horário de funcionamento restrito. Ou seja, compre seus tickets previamente e de preferência pelo aplicativo Trainline.

Outro fato interessante, na maioria das estações, principalmente no interior, você entra na plataforma e também no trem sem apresentar suas passagens. Durante a viagem um funcionário passa pelos vagões verificando, por QR-code, se seus tickets estão de acordo com a jornada que está percorrendo. Em cidades maiores, como Londres, você já passa o QR-code em um catraca que dá acesso às plataformas, mas ainda assim pode haver conferência durante a viagem, caso haja várias possibilidades de destino.

Não chegamos a ir de trem de onde moramos para Europa, mas recomendo com empenho as viagens que fizemos pelo Reino Unido. Fomos de Yeovil para: Londres, Bath, Bristol e País de Gales.

Mas existem inúmeras possibilidades de explorar viagens de trens, se arrisque nessa jornada pelo trilhos, você não vai se arrepender! Além de seguro e fácil, o caminho é lindo! Boa viagem!

Um comentário em “Trens pela Inglaterra e Europa

  1. Pingback: Bath

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora